[QUOTE = "AlphaWIP, postagem: 329792, membro: 42092"]
Introdução - a história
Os proprietários de Ghibli de longa data sabem o quão ruim é a funcionalidade Bluetooth de nosso
UnConnect / Maserati Terrible Connection (MTC) . Em alguns dias ele funcionaria normalmente, em outros dias ele se recusaria a se conectar a qualquer dispositivo. Visitas repetidas a revendedores e substituição do módulo HFM geraram sucesso zero. Meu revendedor atualizou o firmware do módulo HFM para a versão mais recente, o que me forneceu metadados de música, mas ainda não resolveu o problema.
O revendedor então me disse que não havia mais atualizações de firmware e que eu simplesmente tinha que aceitar que a funcionalidade do BT não era confiável. Ao inserir o VIN do meu Ghibli no site de atualização do UConnect, ocorreu um erro dizendo que o VIN era inválido, o que faz sentido já que Maserati o renomeou para MTC. Mesmo que eu já tenha instalado uma unidade CarPlay sem fio, eu ainda queria que o BT funcionasse, pois este aplicativo de música específico que estou usando tem um plug-in de som surround DTS oficial que soa péssimo com CarPlay e USB, mas soaria fenomenal com BT. Sim, eventualmente corri o risco de bloquear meu rádio ao tentar melhorar um pouco a qualidade de reprodução de áudio.
Eu queria saber se há alguma atualização para o nosso UConnect. Eu sabia que nosso rádio, o RB5, também é usado no Dodge Charger, Chrysler 300 / 300C e alguns Fiats. Eu também sabia, ao instalar meus próprios mapas de navegação, que é viável atualizar o firmware de navegação de um Dodge Charger em um Ghibli para fazer o downgrade para CTP13 para que possamos atualizar os novos mapas nós mesmos. Eu também sabia que meu UConnect tem uma versão de software 15/09 / D1 do menu do revendedor. Com tudo isso, pesquisei "UConnect 15/09 / D1" no Google e eis que houve uma nova atualização lançada no início de 2017 com a versão 16/21 / D7!
Introduction - the story
Longtime Ghibli owners know how bad the Bluetooth functionality of our UnConnect / Maserati Terrible Connection (MTC) is. On some days it would function normally, on other days it would refuse to connect to any device. Repeated visits to dealers and replacement of the HFM module generated zero success. My dealer updated the HFM module firmware to the latest version, which provided me with music metadata, but still didn't fix the issue.
The dealer then told me that there were no more firmware updates and that I simply had to accept that the BT functionality was unreliable. When inserting my Ghibli's VIN into the UConnect update site, I got an error saying the VIN was invalid, which makes sense as Maserati renamed it to MTC. Even though I've already installed a wireless CarPlay unit, I still wanted the BT to work, as this particular music app I'm using has an official DTS surround sound plug-in that sounds terrible with CarPlay and USB, but would sound phenomenal with BT. Yes, I eventually ran the risk of blocking my radio while trying to improve the audio playback quality a bit.
I was wondering if there are any updates for our UConnect. I knew that our radio, the RB5, is also used in the Dodge Charger, Chrysler 300 / 300C and some Fiats. I also knew from installing my own navigation maps that it is feasible to upgrade the navigation firmware from a Dodge Charger to a Ghibli to downgrade to CTP13 so that we can update the new maps ourselves. I also knew that my UConnect has a 9-15 / D1 software version of the reseller menu. With all that, I Googled "UConnect 15/09 / D1" and lo and behold, there was a new update released in early 2017 with version 16/21 / D7!
As notas do patch:
TSB 08-004-17 refere-se a uma atualização de software para o seu sistema Uconnect:
"NÚMERO: 08-004-17
GRUPO: Elétrico
DATA: 12 de janeiro de 2017
SUJEITO:
Flash: RE2 RE3 RE4 RE6 RE7 RB4 RB5 RB6 Aprimoramentos de rádio
SINTOMA / CONDIÇÃO:
Um cliente pode experimentar uma ou mais das seguintes condições:
• ** O ecrã de navegação bloqueia ou o ecrã fica em branco (o software foi atualizado para resolver melhor esta condição).
• Intermitentemente, a tela do rádio pode ficar preta ou o rádio será reiniciado. **
• Bloqueio do recurso de navegação desabilitado (somente internacional) (o software foi atualizado para lidar melhor com essa condição).
• Melhorar a recepção de rádio FM (isso se aplica apenas a veículos LX 2013 ou 2014 com rádios RE6, RB6 localizados em Dubai).
• A tela de exibição do rádio mostra “Modo de teste”.
• O sistema de navegação pode ser reiniciado de forma intermitente.
• Melhorias / correções de tradução.
• Consistência do sistema e melhorias operacionais para seleções de menu, formatação de mês / data e funções de tradução Garmin.
• Melhorias no sistema de rádio durante a operação de início remoto.
• Incapaz de ajustar o volume do rádio usando o interruptor do volante de forma intermitente.
• A segunda tela fica em branco ao usar a função de tela dividida.
• Algumas funcionalidades para os idiomas japonês e coreano - teclado, pesquisa, classificação e salto.
• Não é possível adicionar contatos à lista de favoritos.
• Incapaz de discar o telefone do rádio, embora ainda seja possível discar do telefone.
• Não é possível excluir um número de telefone celular da lista de favoritos.
• Mais espaço disponível para entradas da lista telefônica.
• Suporte para BlackBerry para reproduzir músicas.
• Reduza o ruído de tique-taque durante a pausa do CD / USB e o reconhecimento de voz (VR) é silencioso entre os prompts.
• VR incapaz de fazer a transição do modo de não navegação para o modo de navegação.
• A tela do iPod é exibida com a tela de navegação.
• Tradução de idiomas asiáticos adicionada.
• O preset destacado continua piscando.
• Requer mais de um pressionamento de botão para selecionar o pré-ajuste # 10 .
• Incapaz de ajustar o volume dos interruptores do volante.
• Mensagem pop-up de ajuste do relógio exibida em inglês em vez do idioma atual.
• Não é possível conectar ao telefone após ele ter sido desconectado.
• A tela do teleprompter mostra texto incompleto.
• Algumas funcionalidades do botão de salto de trânsito e clima.
• Depois de alterar um idioma e selecionar CDDA, “de” é exibido como um número de rastreamento.
• Em “Definir data, ano”, apenas 3 dígitos são exibidos.
• A visualização do mapa dividido não será cancelada.
• A tela do mapa fica preta durante a condução.
• Quando em italiano, o texto de chegada ao destino se sobrepõe ao mapa.
• Não aceita o Iraque ao comandar “Definir país alvo”.
• Alguns caracteres de mensagens pop-up são exibidos com “! #”.
• A programação do tráfego demora para começar. "
A linha que destaquei chamou meu interesse. Poderia ser esta a solução BT tão esperada? Decidi colocar minhas mãos em uma atualização de firmware para o Dodge Charger e arriscar. Já que pudemos fazer o downgrade de nosso Garmin com seu firmware, então certamente podemos atualizar nosso UConnect com seu firmware também ...
Por que não recebemos essa atualização? Meu palpite é que a Maserati já havia mudado para o MTC + até então (MY2017) e não queria perder tempo consertando rádios mais antigos.
--------------------------------------------
Obtenção da nova imagem de firmware
Como podemos baixar o novo firmware se o site oficial não leva nosso VIN? Eu fui no CarGurus para procurar um Dodge Charger à venda com o mesmo navegador RB5 que nós. Aqui está o VIN que usei: 2C3CDXHG0EH321930.
Vá para o site de atualização do UConnect e cole no VIN:
Software Update for Uconnect® - Check For Updates
Depois, basta seguir as instruções apresentadas a você. Eu não faria a atualização de navegação para CTP17, pois algumas pessoas sugerem que pode desativar o downgrade para CTP13 para mapas flash sem uma visita do revendedor.
Porém, uma advertência: tive que formatar minha unidade USB para FAT com o Master Boot Record no macOS. Por alguma razão, o UConnect não conseguiu ler minha unidade quando a formatei no Windows.
A atualização não deve demorar mais de 20 minutos. Eu gravei o processo e aqui estão minhas reações iniciais: [MEDIA = youtube] 13KY_47yo3w [/ MEDIA]
Versão do SW antes da atualização:
[ATTACH = cheio] 20444 [/ ATTACH]
O prompt de atualização quando a unidade USB foi inserida:
[ATTACH = cheio] 20445 [/ ATTACH]
Durante o flash:
[ATTACH = cheio] 20446 [/ ATTACH]
Após a atualização do firmware:
[ATTACH = cheio] 20447 [/ ATTACH]
Observações
Remover dispositivos emparelhados é muito mais rápido e o processo de emparelhamento também é muito mais rápido. Precisarei de alguns dias para ver se os problemas do BT foram realmente corrigidos. Todos são bem-vindos para instalar esta atualização e ver se a situação BT melhorou!
Obrigado por ler!
[/CITAR]
Comments
Removing paired devices is much faster and the pairing process is also much faster. It will take me a few days to see if the BT issues have really been fixed. Everyone is welcome to install this update and see if the BT situation has improved!
Thanks for reading!